Atendimento
Notícias

O USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM SUPERMERCADOS

Postado em Artigos no dia 14/12/2023

Assim como em tantos outros setores, a inteligência artificial (IA) já está sendo aplicada no varejo supermercadista, em diversas áreas, como operação, vendas, marketing, logística e atendimento ao cliente.

Com base nos dados coletados pela IA, os supermercados podem antecipar as necessidades dos clientes, identificar áreas que precisam de melhorias e ajustar suas estratégias de vendas.

Como a inteligência artificial pode ser utilizada nos supermercados varejistas?

Análise e gerenciamento de dados de estoque: mantém o estoque atualizado, evitando a falta de produtos, como também otimiza os níveis de estoque, reduzindo custos.

Caixas automatizados: usam visão computacional e sensores para detectar produtos e processar pagamentos.

Publicidade personalizada: com base nos dados de compras de seus clientes, os supermercados podem direcionar anúncios a clientes específicos quando estão fazendo compras.

Previsão de demanda: com base nas informações coletadas pela IA, os supermercados podem prever a demanda e planejar melhor suas operações de estoque e logística.

Sem falar que o uso da IA pode melhorar a experiência do cliente, através de compras personalizadas, com base em dados de compras anteriores e atividades de navegação na web do cliente para fazer recomendações de produtos personalizadas, de mapas interativos do supermercado, otimizando a navegação da loja e de assistentes virtuais, que ajudam clientes a encontrar produtos e obter informações sobre eles.

Em suma, a IA tem o potencial de tornar os supermercados mais eficientes, lucrativos e orientados para o cliente. Na medida em que a tecnologia continua a evoluir, é provável que a IA se torne ainda mais importante no setor de supermercados varejistas, devido ao perfil de clientes da Geração Z, que nasceram e cresceram em um mundo marcado pelos avanços tecnológicos.

Elaborado por Dra. Angela Ribeiro de Oliveira, integrante do Núcleo de Inovações e Negócios.


« voltar