Os contribuintes do município de Limeira já começaram a receber os carnês do IPTU 2026, em razão da publicação do Edital de Notificação de Lançamento do imposto, ocorrida em 11 de fevereiro de 2026. Neste exercício, o tributo sofreu reajuste de 4,46% em comparação ao ano anterior.
O pagamento poderá ser realizado em até 9 (nove) parcelas, com datas de vencimento variáveis conforme o número final da quadra do imóvel, sendo a primeira parcela prevista para o mês de abril de 2026. Também é possível efetuar o pagamento à vista, mediante desconto de 5%, por meio da guia de parcela única, desde que quitada até a data de seu vencimento.
Ressalta-se que o não pagamento nas datas preestabelecidas poderá ensejar a adoção de medidas administrativas e judiciais por parte da Prefeitura. Destaca-se, ainda, que a ausência de recebimento do carnê não afasta a obrigação tributária, tampouco exclui a incidência de juros e multa em caso de atraso. Caso o contribuinte não receba o carnê pelos Correios, poderá emitir a segunda via por meio do portal oficial da Prefeitura (http://www.limeira.sp.gov.br/IPTU2026) ou solicitá-la
diretamente junto Setor de Rendas Imobiliárias – SRI.
Por fim, informa-se que o prazo para apresentação de eventual impugnação administrativa está vinculado à data de publicação do referido Edital, devendo o pedido ser protocolado no prazo de 30 dias corridos, sob pena de indeferimento por intempestividade, conforme já ocorrido em exercícios anteriores.
Artigo escrito pelo Departamento Tributário.
